Nem só de famílias políticas vive o Norte Fluminense. Sem sobrenomes comuns aos que costumam passar o poder para seus descendentes, surgem novos nomes que conseguem se destacar e conquistar possíveis eleitores. E são alguns destes personagens que vamos mostrar, vez por outra, neste blog.
Estreando nesta série, está Mayque Lemos, ex-assessor do deputado estadual João Peixoto, falecido em setembro de 2020, vítima de COVID. Mayque foi assessor por oito anos do parlamentar e estava sempre com ele, dirigindo por toda região, indo a eventos e, principalmente, “aprendendo a política raiz”. E o jovem já está sendo cotado a seguir os passos de João e disputar sua primeira eleição em 2024 no município de São Francisco de Itabapoana.
“Desde muito novo eu já trabalhava e ajudava o meu pai, Marcos, que é produtor rural. Também ajudava a minha mãe Alessandra Lemos nas festas que ela cobria como fotógrafa. Em 2008, ela foi trabalhar com o deputado João Peixoto e, com isso, acabei me aproximando de João. Participei da equipe de coordenação nas duas últimas campanhas vitoriosas do deputado. Eu também era responsável por todo marketing do deputado João Peixoto. Em 2014, fui convidado por João Peixoto a assumir a presidência regional do partido DC JOVEM/RJ com intuito de fortalecer a juventude nos municípios e assim fizemos por 8 anos. Criamos diretórios da juventude em diversas cidades. Foi uma oportunidade que me trouxe muita experiência. Também estive na tesouraria geral do partido DC no município de Campos no período de 2016 a 2021.
Com João Peixoto, eu era um fiel escudeiro. Ao seu lado sempre estava visitando os municípios para ver suas dificuldades, principalmente o município de São Francisco de Itabapoana onde em todas as ações do estado no município lá estávamos nós dois”.
Uma das obras de maior destaque regional que sempre visitei com João é a Ponte da Integração, que levará o seu nome”, conta Mayque, que, após a partida de João, foi convidado a integrar o grupo político do deputado estadual Rodrigo Bacellar, “onde permaneço dando continuidade ao trabalho em prol da população”.


Mas, se a política partidária Mayque aprendeu com João, a política social teve lição dentro de casa. Ele vem de uma família tradicional em São Francisco de Itabapoana. Seu avô paterno, Zeca Duarte, era um grande farmacêutico quando São Francisco ainda era sertão de SJB. Sua farmácia localizada no 3° distrito de SFI era referência na região com muitos atendimentos devido a sua experiência. Já o avô materno, Romário Lemos, hoje com 90 anos, teve sua vida dedicada ao trabalho. Produtor Rural, seu avô foi um dos fundadores do Parque de Exposições que leva o nome do tio de Mayque, Raul Henriques Lemos.
