o reitor do IFFluminense, Vitor Saraiva, destacou o caráter histórico da iniciativa. “Este é um momento histórico e representa a porta de entrada da educação pública federal em São Francisco. O IFF foi criado para atender a população mais vulnerável, e nosso objetivo é ampliar essa presença nos municípios. Ofertamos uma educação que une ensino, arte, esporte e cultura, e agora seguimos na luta pela implantação de um Campus”, explicou.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Tecnologia, Gustavo Terra, destacou que a iniciativa amplia o acesso ao ensino público, gratuito e de qualidade, garantindo mais oportunidades para os jovens sem a necessidade de sair do município para se qualificar. “O IFF fortalece a educação profissional e tecnológica, alinhando a formação dos estudantes às demandas do mercado de trabalho e às vocações locais. Isso contribui diretamente para a geração de emprego, renda e inovação, além de movimentar a economia, valorizar o comércio, criar novos serviços e atrair investimentos”, ressaltou o secretário.
O sonho de inaugurar o Centro começou com o vereador Sorriso, que apresentou o pedido na Câmara e teve a proposta aprovada. Desde então, iniciou-se a luta para trazer esse importante espaço público federal para o município.
Estavam presentes o chefe de Gabinete Jairo Batista; o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Barrão e os vereadores Daniel Abílio; Eleno; Patrícia Cherene; Ralphinho do Aipim; Sorriso; Leandro Babão; Mazinho Caboclo; Mazinho do Lava Jato; Jarédio, Nelcimar Júnior, e as assessoras especiais do Gabinete Ana Paula Carvalho e Maria Eduarda Henrique e parte do secretariado municipal.




