Com uma apresentação embalada pelo tradicional piseiro da atração nacional Os Barões da Pisadinha, o Festival Quissamã Artes e Gastronomia encerrou sua programação neste domingo (5) com sucesso de público nos jardins do Museu Casa Quissamã. O evento proporcionou entretenimento de qualidade e se destacou pelo impacto positivo na economia local, com vendas aquecidas, além da excelência na segurança pública durante os três dias de festa, que registraram um grande número de participantes durante todos os dias.
Promovido pela Prefeitura de Quissamã em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio, Setur, Funarj e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa), e com apoio da Work, o evento teve entrada gratuita.
O prefeito Marcelo Batista destacou que a união de esforços produz grandes resultados. “Foi um projeto que envolveu todas as secretarias do município. Quero destacar a essencial parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, que acreditou no potencial da nossa cidade. É essa sinergia que nos permite entregar à população um evento de tamanha qualidade, com impacto real na economia e com total segurança”, frisou o prefeito.
O domingo começou ao meio-dia com a abertura do Espaço Gastronômico, que ofereceu uma variedade de sabores regionais. No palco principal, o talento de Angeli Guerra abriu as apresentações, seguido pela animação de Gabriel Ferrari. O DJ Fernandinho manteve o clima festivo até a atração principal.
A programação cultural não se limitou à música. Em frente ao Museu, a Cia Chirulico apresentou o espetáculo infantil Carrossel Brincante, e o Grupo de Capoeira Quilombo Quissamã se apresentou em frente ao centenário Baobá. Em paralelo, a Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer abriu a Mostra “Documentos do Século XIX”, com acervo histórico e um espaço instagramável que convidava o público a descobrir trechos da história.
Economia aquecida
A área gastronômica foi um dos grandes destaques do festival. O domingo também marcou o Dia do Microempreendedor Individual (MEI) – 52 MEIs atuaram no evento e comemoraram o volume expressivo de vendas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, celebrou o saldo positivo.
“Este festival é mais do que lazer; é uma ferramenta potente de fomento econômico e de valorização do empreendedor local. Conversamos com diversos empreendedores da área gastronômica e o relato é unânime: as vendas superaram as expectativas e o saldo foi muito positivo para todos os envolvidos”, afirmou Arnaldo Mattoso.
Marcos Antônio Figueiredo, proprietário do Restaurante Barramar de Barra do Furado e vice-presidente da Associação Comercial de Quissamã, reforçou a importância da iniciativa. “Eventos como o Festival Artes e Gastronomia são muito importantes. Eles impulsionam nosso setor, dão visibilidade aos nossos produtos e mostram a força do comércio local. Foi um sucesso de vendas e organização”, destacou o comerciante.
Segurança garantida
A segurança foi outro ponto alto. O secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vítor Arquejada, fez uma avaliação extremamente positiva da operação, que envolveu Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, segurança privada, detector de metal e fiscalização de Postura. Nenhuma ocorrência foi registrada durante os três dias de evento.
“Nosso esquema de segurança foi rigorosamente planejado e executado. É com satisfação que fazemos um balanço final de três dias sem ocorrências. Isso prova que é possível oferecer um evento de grande porte, com recorde de público, garantindo a tranquilidade e a proteção de todas as famílias presentes. Agradeço mais uma vez a parceria das forças de segurança”, declarou Paulo Vítor Arquejada.
Cuidado com a população
O apoio à população foi reforçado pela Secretaria Municipal de Saúde, que manteve um posto médico e ambulância no local, e pela Secretaria de Assistência Social, responsável pelo serviço SOS Crianças, que utilizou pulseiras de identificação para garantir a segurança dos menores.O encerramento ficou por conta da apresentação da banda Os Barões da Pisadinha, que lotou o espaço com seus grandes sucessos. O vocalista Rodrigo Barão expressou sua gratidão: “Que energia incrível a de Quissamã! Agradecemos muito a oportunidade de estar aqui. O público cantou junto do início ao fim. Esperamos voltar em breve!”, disse o vocalista.