Projeto já foi anunciado por diferentes gestões ao longo de mais de 20 anos e volta ao debate com anúncio de aporte privado de R$ 900 milhões e início das obras em 2026.
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, anunciou, por meio das redes sociais, investimento privado de R$ 900 milhões para retomada do Complexo Logístico Industrial Farol x Barra do Furado, localizado entre a praia de Farol de São Thomé e a localidade de Barra do Furado, na divisa com Quissamã.
O projeto é um desejo antigo dos dois municípios e vem sendo discutido por mais de duas décadas como uma das principais oportunidades para diversificar e fortalecer a economia regional, especialmente nos setores offshore, naval e da pesca.
A ideia de criar um polo industrial nessa faixa litorânea tem estado na pauta das administrações municipais e do governo estadual desde, pelo menos, início dos anos 2000, com diversos anúncios de retomada das obras (veja exemplos AQUI, AQUI, AQUI ). Já a licença ambiental foi concedida pelo Inea em 2024.
Segundo o anúncio de Wladimir, o projeto agora realmente vai sair através de aporte privado, que impulsionará a retomada das obras, com geração de mais de mil empregos qualificados durante a fase de construção e potencial para ampliar a oferta de serviços voltados à indústria naval e às operações de apoio ao setor de petróleo e gás.
As obras estão previstas para começar já no primeiro semestre em 2026, após os estudos de viabilidade e o início das atividades de infraestrutura.
Apesar do anúncio e da importância da obra, como é ressaltada no vídeo do prefeito, ainda não foram divulgados detalhes sobre as fases de implantação, parceiros envolvidos ou cronograma completo.




