Os vereadores do interior têm demonstrado força junto aos caciques do Estado. Um exemplo é Rodrigo Santana, de São Fidélis, que tem se consolidado como uma das novas lideranças políticas do interior do Estado do Rio de Janeiro. Embora atualmente esteja no União Brasil, o parlamentar destaca a boa relação que mantém com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), sinalizando um alinhamento futuro com o grupo político do chefe do Executivo carioca, pré-candidato ao Governo do Estado.
“Fui eleito pelo PSD em 2020 e, em 2022, fui candidato a deputado estadual também pelo partido. Tenho uma boa relação com o PSD e com o prefeito Eduardo Paes. Saí em 2024 porque não conseguimos montar nominata”, explicou o vereador.
A aproximação com Eduardo Paes tem se intensificado nos últimos meses. Rodrigo contou que esteve com o prefeito em Itaperuna, em um encontro com lideranças regionais ocorrido em setembro. Além disso, no dia 29 de agosto, participou de uma agenda no gabinete do prefeito ao lado de outros jovens vereadores do Noroeste Fluminense, como Pedrinho de Itaocara, Allan Linhares de Miracema, Lucas Vieira de Cambuci e Matheus Braga, que representou o vereador Luisinho de Aperibé.
Faltando pouco mais de um ano para as eleições, as movimentações reforçam que o interior terá peso decisivo para o futuro do Estado.

