Os partidos União Brasil e Progressistas (PP) formalizam, nesta terça-feira (29), o lançamento da federação União Progressista. O anúncio será realizado em um evento no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, às 15h.
Presidente do União Brasil no Estado do Rio de Janeiro, o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar chegou a Brasília segunda-feira, 29, para o lançamento curiosamente acompanhado do presidente estadual do PP, Dr. Luizinho, e do ministro dos Esportes, André Fufuca, também do PP.
Aliás, nem tão curiosamente assim: Bacellar é conhecido por sua capacidade de articulação e união dos diversos. Basta lembrar sua eleição unânime para o segundo mandato à frente da Assembleia Legislativa (LEMBRE AQUI)
Também já está em Brasília o prefeito Wladimir Garotinho, do PP e que cumpriu agenda ontem na capital federal (veja AQUI). Ele jantou com Dr. Luizinho – o mesmo que chegou com Bacellar.
A oficialização da aliança entre os dois partidos ocorre após meses de negociações entre os presidentes nacionais do União, Antonio Rueda, e do PP, Ciro Nogueira. Ambos farão uma co-presidência da federação até o final deste ano. Em janeiro de 2026, o grupo deve escolher um novo presidente. O acordo tem sido costurado ao longo dos últimos meses e teve participação de nomes importantes dos dois partidos, como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
A União Progressista se consolida como a maior força partidária do país, reunindo 109 deputados federais, 14 senadores, cerca de 1.400 prefeitos e 12 mil vereadores em todo o Brasil. A direção da federação será compartilhada, inicialmente, por Antonio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (Progressistas), que presidirão juntos até dezembro deste ano, quando haverá eleição para a nova composição.
1 comentário
Pingback: Dr. Luizinho sinaliza apoio do Progressistas à possível candidatura de Rodrigo Bacellar ao Governo do Estado – Blog da Suzy Monteiro