A 3ª edição da Rodada de Negócios promovida pela Firjan Norte Fluminense em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e com a Porto do Açu reuniu mais de 100 empresas de Campos, Macaé e São João da Barra. Foi uma oportunidade de se conectar diretamente com 10 companhias do complexo portuário.
Durante o encontro, empresários conheceram processos, demandas e puderam trocar informações com técnicos responsáveis pelos setores de compras. Para o presidente da Firjan no Norte Fluminense, Francisco Roberto Siqueira, a iniciativa reforça a importância da integração regional.
— Trazemos aqui grandes, médias e pequenas empresas de toda a região, e essa interação é importante porque você vê o que o Porto pode oferecer de perspectiva de negócios — destacou.
A coordenadora de Suprimentos do Porto do Açu, Rosimeire Lemos, ressaltou o objetivo de ampliar a participação de fornecedores locais na cadeia do empreendimento.
— Tivemos mais de 250 inscritos e, destes, 100 CNPJs estão aqui para nos visitar, falar sobre seu portfólio, sobre seu escopo. O maior objetivo é conectar fornecedores locais junto à nossa necessidade. Hoje, cerca de 20% dos fornecedores do Complexo são regionais e a meta é que esta porcentagem cresça todos os anos — afirmou.
Empresários também avaliaram de forma positiva a rodada. Samuel Melo, de Macaé, que participa pela terceira vez, ressaltou a importância da aproximação:
— A iniciativa da Firjan é excelente e ajuda muito a nós, que somos pequenos empresários. É fundamental este contato pessoal. Além disso, aprendemos também com outros parceiros — disse.
Além das rodadas de negócios, os participantes tiveram acesso a informações sobre a atuação do Firjan Senai, que oferece educação profissionalizante, consultoria e execução de projetos de inovação para empresas da região.

