Na última sexta-feira (6), a Câmara de São João da Barra sediou a cerimônia do Prêmio Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, um evento de grande relevância para a valorização e reconhecimento de mulheres negras que dedicam suas vidas à luta em diversas áreas sociais, culturais e políticas.
A solenidade foi promovida pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de SJB, através da presidente Cristiane Riscado, e com apoio da Câmara Municipal, além de parceiros da iniciativa privada.
Como primeira jornalista negra especializada em Política na região Norte/Noroeste e uma das líderes do Núcleo Campos do Mulheres do Brasil, tive a honra de participar da mesa ao lado da presidente da Câmara Soninha Pereira, do vereador Eziel Pedro, da vereadora Joyce Pedra, da primeira secretária do COMPIR/SJB e presidente do Movimento de Mulheres que Transforma vidas, que está nos Municípios de Campos e São da Barra, Rosângela Gomes Paulo, além da colega jornalista e ativista Cláudia Eleonora Alves, também integrante do Mulheres. Cláudia ministrou palestra sobre a importância da valorização mulher negra.
Soninha destacou a importância da causa e do empoderamento feminino, além de colocar a Casa à disposição para os próximos eventos do Prêmio.
Foram homenageadas 13 mulheres que contribuem para áreas diversas em SJB, inclusive Cristiane Riscado, a Negra Cris. Treze histórias incríveis demonstrando que o extraordinário pode estar ao nosso lado sem percebermos.
Foi um momento marcante e emocionante, que reafirma o compromisso com a promoção da igualdade racial e a visibilidade das mulheres negras que transformam nossa sociedade.
Logo após a cerimônia fomos conhecer a Sala da Procuradoria da Mulher, recentemente instalada no Legislativo.






