A Prefeitura de Campos informou que o principal empreendimento atualmente em desenvolvimento na região é o terminal de uso privativo da BR Offshore. A informação foi enviada em resposta aos questionamentos do blog da Suzy Monteiro sobre o investimento anunciado para o Complexo Logístico-Industrial Farol-Barra do Furado, anunciado pelo prefeito Wladimir Garotinho em rede social.
De acordo com a administração municipal, o terminal integra o conjunto de investimentos privados estimados em aproximadamente R$ 900 milhões para o complexo. A Prefeitura acrescentou que outros empreendimentos privados poderão se instalar na área futuramente, com projetos e cronogramas próprios.
Sobre as etapas legais, o município informou que o empreendimento da BR Offshore encontra-se em fase final de licenciamento ambiental e na etapa final do projeto de engenharia. Segundo a nota, as licenças ambientais já existentes permitem o início de determinadas intervenções, que deverão ser aditadas conforme a ampliação das atividades previstas.
O cronograma preliminar indica o início das obras no primeiro semestre de 2026, com duração estimada de 24 meses.
Em relação às contrapartidas, a Prefeitura esclareceu que, neste momento, não estão previstas concessões de incentivos fiscais ou contrapartidas financeiras diretas por parte dos municípios de Campos e Quissamã. O apoio institucional ocorre no âmbito técnico e regulatório.
Ainda conforme a nota, o complexo prevê, além do terminal, a instalação de base de apoio offshore, unidade de reciclagem de embarcações e outros empreendimentos privados. A estimativa é de cerca de 700 empregos diretos na fase de obras e aproximadamente 700 na fase operacional, além de postos indiretos. Também está prevista a promoção de qualificação profissional, com prioridade para a mão de obra da região.
A Prefeitura informou, ainda, que segue acompanhando as etapas legais e regulatórias necessárias para que o empreendimento avance dentro das normas vigentes.
A íntegra da nota oficial da Prefeitura de Campos está publicada abaixo:
“Em relação aos questionamentos sobre o investimento anunciado para o Complexo Logístico-Industrial Farol-Barra do Furado, a Prefeitura de Campos esclarece:
O principal empreendimento atualmente em desenvolvimento na região é o terminal de uso privativo da BR Offshore, que integra o conjunto de investimentos privados estimados em aproximadamente R$ 900 milhões para o complexo. Outros empreendimentos privados poderão se instalar na área, com projetos e cronogramas próprios.
Quanto às etapas legais, o empreendimento da BR Offshore encontra-se em fase final de licenciamento ambiental e na etapa final do projeto de engenharia. As licenças ambientais já existentes permitem o início de determinadas intervenções, devendo ser aditadas conforme a ampliação das atividades previstas. O cronograma preliminar indica o início das obras no primeiro semestre de 2026, com duração estimada de 24 meses.
Em relação às contrapartidas, não estão previstas, neste momento, concessões de incentivos fiscais ou contrapartidas financeiras diretas por parte dos municípios de Campos e Quissamã. O apoio institucional vem sendo prestado no âmbito do acompanhamento técnico e regulatório.
O complexo prevê, além do terminal, a instalação de base de apoio offshore, unidade de reciclagem de embarcações e outros empreendimentos privados, com estimativa de geração de cerca de 700 empregos diretos na fase de obras e aproximadamente 700 empregos diretos na fase operacional, além de postos indiretos. Também está prevista a promoção de qualificação profissional, com prioridade para a mão de obra da região.
A Prefeitura segue acompanhando as etapas legais e regulatórias necessárias para que o empreendimento avance dentro das normas vigentes”




