Mesmo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), aparecendo como favorito na disputa pelo governo do estado em 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira (22), a eleição ainda está longe de ser definida. Isso porque Paes tem 35% das intenções de voto, seguido pelo deputado estadual e presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), com 9%, ultrapassando o ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB), que registrou 5%. Já a vereadora Mônica Benicio (PSOL) e o empresário Italo Marsili (Novo) marcaram 4% e 2%, respectivamente.
Bacellar cresceu e tem como ponto positivo ser conhecido no interior do Estado, que ainda é uma barreira para Paes.
Mas é nos eleitores que não tem pré-candidato definido que mora o perigo ou a esperança de muitos:
Entre os entrevistados, 15% afirmaram estar indecisos e 30% disseram que pretendem anular o voto. São 45% de eleitores flutuantes e que podem ser conquistados.
Quando perguntados se o atual governador Cláudio Castro (PL) deveria eleger um sucessor, 57% responderam que não, contra 34% que disseram apoiar um candidato indicado por ele. A gestão de Castro é aprovada por 43% e desaprovada por 41%. Na área de segurança pública, 60% a consideram negativa, enquanto 38% avaliaram como positiva e 33% como regular.
Nesse panorama ainda conta como positivo para Bacellar o fato de ter demonstrado, inúmeras vezes, que, embora seja do grupo político do governador (?), tem personalidade e vontades próprias. É aguardar os próximos capítulos
- A pesquisa ouviu 1,4 mil eleitores entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, com 95% de nível de confiança.




