A economista Maria da Conceição Tavares, um dos maiores ícones da área no Brasil, morreu nesta sábado (8). A especialista luso-brasileira tinha 94 anos. De acordo com amigos e familiares, ela estava em casa, e morreu dormindo, durante a madrugada.
Maria da Conceição nasceu em 24 de abril de 1930 em Anadia, Portugal, e se mudou para o Brasil em fevereiro de 1954. Maria havia se licenciado em Ciência Matemáticas, em 1953, ainda em Lisboa, mas como não conseguiu equivalência do diploma, passou a cursar Economia na Universidade do Brasil, em 1957. No mesmo ano, ela se naturalizou brasileira.
Em 1998, venceu o Prêmio Jabuti na categoria Economia por sua significativa contribuição ao pensamento econômico no Brasil.
Foi deputada entre 1995 e 1999 pelo Partido dos Trabalhadores (PT ) no Rio de Janeiro.
Era defensora ferrenha do desenvolvimento com justiça social. Em 1995, no seu primeiro ano de mandato como deputada, Tavares deu uma entrevista para a “Roda Viva” que repercute até hoje nas redes sociais.
(Fonte: G1 e O Dia)
1 comentário
Salve !Gloriosa ,nossa combativa e sempre aguerrida companheira Maria Teresa Tavares ,mulher de fibra , inteligentíssima acreditava no Brasil e nas transformações sociais profundas que sempre lutou para que fossem implementadas a fim de fortalecer o povo brasileiro, certamente fará muita falta !!Presente Hoje e Sempre !