Morreu na manhã deste sábado, 10, a liderança quilombola e presidente do Instituto de Desenvolvimento Afro do Norte e Noroeste do Estado (Idannf), Lucimara Muniz, aos 49 anos.
Lucimara era militante da causa negra bastante atuante. Também era membro do Conselho de Segurança Alimentar e vice-presidente da Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro – ACQUILERJ. A causa da morte seria complicação pós-AVC.
O sepultamento será neste domingo, às 11h30, no Campo da Paz.
O PT, partido do qual Lucimara foi filiada, publicou nota de pesar:
Nas redes sociais, a jornalista Daniela Abreu foi uma das amigas que lamentaram a perda;
Hoje a luta Quilombola em Campos,no Estado Rio e no país perde uma de suas principais representantes.
.Cria do Quilombo de Custodópolis, em Campos, Lucimara foi incansável na defesa e garantia de direitos já conquistados da população quilombola. E sua luta não se limitou a Campos ou ao Estado. Era atuante onde fosse necessária.
Lucimara Muniz partiu hoje de manhã e deixa um legado de lutas, conquistas e vidas impactadas no Instituto de Desenvolvimento Afro do Norte e Noroeste do Estado (Idannf), na Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj) e na Coordenação Nacional de Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).
Meus sinceros e profundos sentimentos à família e aos sete quilombos do meu município; Custodópolis, Aleluia, Batatal, Cambucá, Conceição do Imbé, Sossego, Lagoa Fea.
À minha amiga querida fica a gratidão por toda troca, acolhimento, confiança e incentivo.
Jamais será esquecida!!!”
O Conaquilombos e Acquilerj também divulgaram nota de pesar: