Moradores fecharam a rua Raul Aboott Escobar (prolongamento da Tenente Coronel Cardoso), na manhã deste domingo (24), colocando fogo em pneus e galhos. O protesto foi em razão da falta de energia elétrica, desde o início da tarde de sábado (23). A energia só foi restabelecida quase 24h depois.
Muitos relataram que entraram em contato com a Enel por várias vezes, mas as equipes só foram ao local no final da manhã de domingo. Algumas pessoas chegaram a deixar suas residências e dormir na casa de familiares.
Proprietária de uma churrascaria na Raul Escobar, Taís Miranda calcula prejuízo em torno de R$ 15 mil no sábado, quando não pode abrir para o almoço e nem para o jantar. A luz voltou após as equipes da Enel cortarem galhos de uma árvore que estava sobre os fios. Sábado, moradores de outros bairros da cidade também relataram falta de energia por horas, como no Turfe Clube.
Em nota, a concessionária Enel Distribuição Rio informou que segue atuando com seu plano de emergência nas regiões do estado que vêm sendo afetadas desde a última sexta-feira (22) pelas fortes chuvas e ventos. “A distribuidora reforçou em até quatro vezes o número de equipes nas principais localidades impactadas e trabalha 24 horas — em rodízios de turnos — para reconstruir a rede o mais rapidamente possível”.
Segundo a empresa, as regiões Serrana e Lagos, além das cidades de Campos e Niterói, são as mais afetadas no momento. “A Enel está trabalhando em coordenação com as prefeituras e a Secretaria de Energia do Estado do Rio na recuperação dos locais atingidos e priorizando os atendimentos essenciais. Com a destruição da rede devido ao impacto de árvores de grande porte e outros objetos, é necessário reconstruir diferentes trechos dos circuitos. As equipes estão se deslocando para todos os locais que necessitam de atendimento, mas a queda de barreiras e alagamentos dificultam o acesso a algumas localidades”.