Ao celebrarmos a grandiosa Festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira e Rainha do Brasil, neste ano 2025, descobrimos que sua maternidade protetora e restauradora torna-se esperança fecunda para todos (as) aqueles que sonham e se põem a caminho de uma Nova Criação, defendendo e guardando a vida humana e de todas as criaturas. Sempre foi considerada na nossa querida Pátria como amparo e resguardo para todas as crianças do Brasil que comemoram nesta festa também o seu dia. Mas, lembrando os prodigiosos sinais do encontro desta maravilhosa imagem que foi “achada” no Rio Paraíba, lembramos já naquele momento o quanto a mineração poluíam os rios de mercúrio inviabilizando a pesca que era o sustento dos três pescadores que a resgataram das águas revertendo e transformando suas vidas para sempre.
Hoje, onde desemboca o rio Paraíba no oceano, o Pontal de Atafona, a cidade do mesmo nome está desaparecendo como consequência do avanço do mar, tornando não só a pesca inviável mas em refugiados climáticos a seus moradores. Junto à resistência e medidas cabíveis para deter este processo de erosão será realizada a 18ª Romaria da Água e da Terra do Regional Leste 1 e junto a Maria Nossa Mãe invocada lá como Nossa Senhora da Penha clamaremos por seu auxílio e proteção. Impulsionados pela mesma esperança que animou aos pescadores de Aparecida, as multidões de romeiros que visitam a Basílica para consagrar-se a Nossa Mãe, queremos ser e tornar nos cada vez mais em guardiões e jardineiros da terra, construindo a civilização do cuidado, da ternura e da sobriedade feliz.
Nossa Senhora estará também em Belém na COP 30 animando-nos na busca de soluções eficazes e transformadoras que nos levem a superar a crise do aquecimento global, seguindo as sábias orientações da Laudato Si sobre a Ecologia Integral e a conversão ecológica. Um bom filho de Maria será sempre um profeta da vida e da solidariedade, abrindo novos caminhos de convivência e harmonia para todos os povos e criaturas do planeta.
Nossa Senhora nos dê coragem, Nossa Senhora nos dê a mão!
+Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo Diocesano de Campos
Campos dos Goytacazes, 12 de Outubro de 2025.