Tem um ditado que diz “figurinha repetida não preenche álbum”. E essa máxima sempre foi seguida à risca em Campos dos Goytacazes pelo Republicanos, braço político da Igreja Universal. Apesar do expressivo número de votos, estando sempre os 10 mais votados, nunca na história recente o partido havia apoiado um vereador candidato à reeleição. Pelo menos até agora. Pela primeira vez está repetindo como candidato, um vereador de mandato. O vereador de mandato Anderson de Matos volta a disputar uma cadeira no Legislativo Campista.
Pela primeira vez, também, o Republicanos tem um nome fora dos “abençoados” pela Igreja que pode superar a votação tradicional dos evangélicos da Universal: Dudu Azevedo, empresário, que recebeu a benção de outro cacique que quer se firmar como maior liderança política de Campos: o prefeito Wladimir Garotinho.
Confira ou vereadores das últimas quatro eleições em Campos:
2008 –

O então bispo Vieira Reis presidiu o Partido Republicano Brasileiro (PRB) em Campos dos Goytacazes. Eleito em 2008 com 5.505 votos, sendo o 9º vereador mais votado daquela Legislatura. Foi secretário de Pesca e Aquicultura do primeiro governo da prefeita Rosinha Garotinho. Teve problemas internos com a Igreja, perdeu a função de bispo e não teve mais apoio.
2012

Apresentador da Record, foi eleito com 5.341 votos (2º mais votado). Alexandre Tadeu, ou Tadeu to contigo como era conhecido, lançou seu nome à Prefeitura de Campos. Chegou a abrir mão da candidatura e tentou voltar como vereador, mas também não teve mais apoio.

Em 2012, a força do PRB elegeu um segundo vereador. Dayvison Miranda, pastor e ex-assessor parlamentar, foi o 10º mais votado com 4.292 votos.
Em março de 2016, ele assinou sua filiação ao PSDC, liderado pelo deputado João Peixoto (falecido em 2020). Naquele ano, o PSDC elegeu José Carlos.
2016

O vereador Pastor Vanderly Mello foi o segundo mais votado para a Câmara de Campos em 2016, com 5.257 votos. Também não voltou ao Legislativo.
2020

Nem a pandemia impediu a eleição de 2020, quando Anderson de Matos recebeu 4.905, carimbando a vice mais uma vez para o Republicanos. Pela terceira vez seguida, o partido tem o segundo vereador mais votado do pleito.