O neurologista e ex-prefeito de Campos dos Goytacazes, Arnaldo França Viana, 77 anos, foi internado na manhã desta segunda-feira (20) na Beneficência Portuguesa, após ser encontrado desacordado pela esposa Edilene, em sua residência por volta das 6h30. Não é o primeiro problema de saúde enfrentado pelo médico nos últimos anos. Em 2020, ele passou por um cateterismo para desobstrução de uma artéria. Quase duas décadas antes, no início dos anos 2000, Arnaldo passou por cirurgia no cérebro, após um aneurisma.
Nesta segunda, Arnaldo foi levado às pressas para a emergência do hospital ainda inconsciente, recobrando a consciência pouco depois, mas permanecendo desorientado.
O ex-prefeito apresentou dificuldade de fala, olhar fixo para cima e fraqueza no lado direito do corpo, sintomas que levantaram suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Uma tomografia inicial não apontou sinais de sangramento, mas os exames serão repetidos em 48 horas.
Em 2020, Arnaldo Vianna também foi internado na UTI do Hospital Prontocardio, em Campos. Na ocasião, ele havia sido diagnosticado com um “infarto silencioso”, passando por cateterismo.
Ainda como prefeito de Campos, no início dos anos 2000, Arnaldo foi internado no Hospital Ferreira Machado (HFM) após sentir-se mal. Neurologista experiente, ele mesmo identificou que os sintomas eram semelhantes a um AVC ou aneurisma. Em seguida foi transferido para o Rio de Janeiro, onde foi operado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer, recuperando-se plenamente.



