Representante no seguimento de entidades empresariais, o campista José Armando Barreto participou da abertura da 6ª Conferência Estadual das Cidades do Estado do Rio de Janeiro, realizada no Centro de Convenções da Prefeitura do Rio de Janeiro, segunda-feira, dia 11. Na ocasião, o empresário e produtor rural destacou pontos essenciais para o desenvolvimento dos municípios das regiões Norte, Noroeste e litorânea Fluminense, além de abordar estratégias de sustentabilidade e oferta de água para produção de alimentos.
Armando Barreto também manifestou a preocupação com investimentos em conservação de estradas que deem suporte ao escoamento das safras; fomento ao turismo Agro Rural e garantias para custeio e seguro safra, no caso de perdas eventuais das produções por conta das mudanças climáticas, que provocam temporais no período de Verão e das secas mais prolongadas na região, no Outono/Inverno.
– A Conferência das Cidades é um importante espaço de diálogo entre o governo estadual, prefeituras e sociedade civil para debater propostas relacionadas ao futuro do meio rural e urbano, com reforço nas atenções desenvolvimento do social, econômico e ambiental do estado – destacou.
Nas diversas salas temáticas e mesas de interação com delegados de mais de 70 municípios, suas falas foram também na direção de buscar conhecer as estratégias utilizadas para captação de recursos na recuperação das estruturas urbanas, valorizando e qualificando a vida nas cidades e preservação do patrimônio histórico; entender que sido realizado para levar melhores condições de habitação e bem estar social para as periferias e localidades rurais.
“Importante agradecer o apoio dado pela Prefeitura do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro para a realização do encontro. Aconteceram 75 conferências municipais, com a participação de 5 mil pessoas, todas as regiões do estado. Nestas foram eleitos os delegados que participaram da estadual. Por sua vez, da estadual saem eleitos os representantes para a Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá ainda este ano”, explica o empresário, acrescentando:
– Uma oportunidade de conhecer as experiências exitosas que estão acontecendo nos municípios, trocar informações de gestão e fortalecer as relações institucionais com representantes dos setores público, das sociedades civis, empresários e lideranças políticas. Um Workshop poderoso. Vale a construção – conclui José Armando.






