Os membros do Sindicato dos Comércio Varejista de Campos (SINDIVAREJO) elegeram nesta sexta-feira (22), Joilson Barcelos como o novo presidente para o biênio 20024/2026. Ele vai assumir efetivamente o cargo, antes exercido por Maurício Cabral, que na próxima gestão será o vice-presidente. A posse está marcada para o próximo dia 13 de dezembro.
O empresário Joilson Barcelos destacou a importância do Sindivarejo: “A entidade é o elo de ligação e regularização, por meio de um acordo coletivo bem elaborado, entre os empresários varejistas e os colaboradores. O Sindivarejo hoje tem um papel muito importante para todos nós varejistas” explicou.
Joilson acrescentou que, ao assumir esta entidade de 93 anos, dará continuidade ao trabalho que feito pelos ex-presidentes: “E dentro do trabalho que tiver de ser feito pela demanda do lojistas, dos associados, estarei aqui, pois sou um operário e farei o necessário de acordo com a demanda que tiver” destacou o novo presidente.
Maurício Cabral, que vai continuar na diretoria na função de vice-presidente, fez um balanço de sua administração. “Ao longo desses anos, enfrentamos desafios significativos, mas também tivemos a oportunidade de transformar o Sindicato em uma entidade mais moderna, acessível e representativa.
Quando assumi, o SINDIVAREJO necessitava de ferramentas que fortalecessem nossa comunicação e integração com a sociedade. Um dos primeiros passos foi o desenvolvimento de nosso site oficial e a criação de perfis ativos nas redes sociais (@sindivarejo_campos). Essas plataformas nos conectaram aos associados e à comunidade, ampliando nossa transparência e permitindo divulgar ações, notícias e oportunidades de forma ágil e direta como também trouxemos os Indicadores Econômicos com uma base completa de informações sobre o Município, fato que nos conferiu uma Monção de Aplausos pela Câmara Municipal de Campos por grande contribuição e relevância à sociedade civil organizada”, destacou Cabral.
Entre os marcos dessa gestão, ressaltou a alteração estatutária que conquistamos, possibilitando a ampliação da nossa área de atuação territorial. Essa mudança não foi apenas uma formalidade; ela representou o fortalecimento da nossa representatividade e nos capacitou a atender ainda mais empresas, levando o suporte do SINDIVAREJO a uma região mais ampla e diversa”, explicou o empresário Maurício Cabral.
Além disso, trabalhamos incansavelmente para celebrar convenções coletivas mais equilibradas e justas, defender os interesses dos nossos associados em todas as instâncias e promover capacitações e eventos que aproximaram empresários do varejo de novas tendências e soluções para os desafios do setor.
Essas conquistas só foram possíveis graças ao esforço coletivo de uma equipe dedicada. Agradeço a cada um dos diretores que compartilharam dessa jornada, aos nossos associados, cuja confiança nos motivou e nos apoiaram em todas as etapas, comentou.
Deixo a presidência com a certeza de que plantamos as sementes para um futuro ainda mais promissor. As bases que construímos fortalecerão o SINDIVAREJO para os próximos desafios, garantindo que continue a ser um pilar de apoio para o comércio varejista de Campos dos Goytacazes, finalizou Cabral.

