Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico vai debater nesta segunda-feira (24/06) as contribuições do continente africano para a economia do Estado do Rio de Janeiro. O evento será realizado, das 10h às 13h, no auditório do 21º andar da sede do Parlamento fluminense, e estará aberto ao público.
O evento abordará também a experiência da Feira Internacional de Luanda (FILDA), que esse ano será realizada de 23 a 28 julho, e as relações econômicas e comerciais entre o Rio de Janeiro e Angola. Em sua 39ª edição, a FILDA é o maior evento comercial de dimensão internacional em Angola e uma excelente oportunidade para empresas brasileiras interessadas em iniciar ou expandir negócios no continente africano.
Reunindo 54 países, a África é o segundo continente mais populoso, com 1,4 bilhão de pessoas, e um mercado consumidor em franca expansão. Ela é o quarto principal destino das exportações brasileiras, com um comércio bilateral na ordem de US$ 20,4 bilhões.
O encontro será conduzido pela deputada Tia Ju (REP), segunda vice-presidente da Mesa Diretora e responsável pela condução do Fórum, e contará com a participação da secretária estadual de Desenvolvimento Econômico Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi e do cônsul-geral da República de Angola no Brasil, Mateus de Sá Miranda Neto.
Foram convidados o chefe do departamento de Relações com Investidores e de Relacionamento Institucional Internacional (BNDES), Paulo Roberto de Oliveira Araújo; o presidente do Conselho Administrativo da Feira Internacional de Luanda (FILDA), Bruno Mascarenhas Albernaz; a vice-presidente do Conselho Empresarial de Varejo da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Ana Cristina Carvalho; o presidente da Conspan-Inter Consultoria Panafricana Internacional, Arcanjo Carlos Pimenta e o presidente da RBC Tur Turismo, Robson Cruz.




