Terrazul, da Eletrobrás, da Sociedade Civil de Interesse Público Mobilidade e Ambiente Brasil e da Defesa Civil de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, além de representantes das secretarias sanjoanenses de Pesca e Aquicultura e de Meio Ambiente, além de técnicos analistas ambientais e educadores ambientais, reforçando o caráter coletivo e educativo da ação.
VI Simpósio de Recursos Hídricos —
A solenidade em São João da Barra, também, se deu em continuidade ao VI Simpósio de Recursos Hídricos, realizado na quarta-feira, 27, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos.
Na ocasião, foi anunciado o investimento de R$ 75 milhões na revitalização do sistema de comportas da Baixada Campista, com financiamento da Eletrobrás, em articulação com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, o Ceivap e o Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.
O aporte garantirá não apenas a recuperação das comportas existentes, mas também a construção de uma nova comporta no Canal São Bento, que beneficiará diretamente São João da Barra, reforçando a segurança hídrica, a irrigação, o abastecimento humano e a manutenção das lagoas costeiras.




