Comerciantes e moradores da área central de Campos protestam na manhã desta sexta-feira (16) contra o que chamam de “morte do comércio do centro”. Segundo eles, o objetivo é chamar à atenção da Prefeitura e dos vereadores por conta de uma série de problemas estruturais e pelo esvaziamento do comércio e afastamento de consumidores.
O grupo levou um caixão, além de diversas cruzes com críticas que foram posicionadas em postes, nas calçadas e no monumento do pelourinho. Eles afirmam que não são ligados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) nem à Acic.
O comerciante Josias Silva afirma que o ato é pacífico e foi pensado para durar até às 12h desta sexta-feira (16). Segundo ele, o gesto representa cerca de 1.200 pessoas que moram ou trabalham no Centro de Campos.
“Eu tenho 20 anos de comércio, trabalho com gráfica. Nos últimos anos, temos sofrido bastante com o afastamento do público consumidor. Campos não tem transporte decente. As pessoas não conseguem mais vir ao Centro com facilidade como antes. Isto tem provocado uma série de transtornos, além da falta de iluminação, acessibilidade, limpeza, segurança, entre outros. O prefeito Wladimir tem recebido as solicitações da Câmara dos Dirigentes Lojistas e da Associação Comercial e Industrial, mas não tem atendido o suficiente. Nós não fazemos parte da CDL e da ACIC, e precisamos de uma resposta do poder público também “, disse o comerciante.
Na noite de quinta-feira (15), nas redes sociais, o prefeito Wladimir Garotinho anunciou que a Prefeitura vai restaurar prédios antigos na área central da cidade. A proposta, com o chamado “Retrofit”, é investir na revitalização da área central da cidade, onde muitos imóveis estão fechados há muitos anos.
Segundo o prefeito, o projeto vai possibilitar que edifícios comerciais se transformem em residenciais, com isenções fiscais concedidas pelo município para atrair as pessoas a realizar seu sonho da casa própria. A proposta é preservar a arquitetura original e também adequá-lo à legislação vigente.
(Com informações do 3ª Via e foto Campos Ocorrências)