O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (Friperj) assinaram um importante Acordo de Cooperação Técnica. A solenidade de assinatura reuniu prefeitos e representantes de municípios consorciados, além representantes de instituições de ensino superior segunda-feira (27), na Uenf.
A iniciativa marca o início de uma agenda conjunta voltada à atuação integrada nas áreas de agricultura, meio ambiente, desenvolvimento rural e formação profissional, com foco no fortalecimento dos municípios consorciados e na valorização do conhecimento técnico-científico.
“A agricultura é uma das principais atividades do Norte e Noroeste Fluminense. Essa parceria com as universidades reforça o trabalho que o Cidennf vem desenvolvendo para ampliar a capacidade técnica dos municípios e garantir políticas públicas mais estruturadas para o campo. É um passo importante para consolidarmos soluções conjuntas, com base no conhecimento, na escuta e na realidade dos nossos territórios”, afirmou Léo Pelanca, presidente do consórcio.
O acordo, com duração inicial de dois anos, prevê ações integradas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento tecnológico. Entre os resultados esperados estão o fortalecimento da produção local, a ampliação da assistência técnica a pequenos produtores e a construção de políticas públicas com base em evidências e articulação regional.
“Essa aproximação entre a gestão municipal e as universidades públicas é altamente benéfica. No nosso caso, por exemplo, com a reativação do laboratório de solos, isso pode reverter para a população, especialmente para o pequeno produtor rural, a oportunidade de realizar análises e, a partir dos laudos, obter recomendações técnicas que contribuem diretamente para melhorar sua produtividade e sustentabilidade”, destacou Tamys Luís Fernandes, diretor do campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em Campos dos Goytacazes, que representou o presidente do Friperj, reitor Roberto Rodrigues.
Durante a cerimônia, a reitora da Uenf, Rosana Rodrigues, reforçou que esta é a primeira ação da Friperj na região em parceria com um consórcio de municípios. “Nosso principal objetivo neste primeiro acordo é trabalhar a reativação do laboratório de análises de solos da universidade. Também está prevista a instalação de um sistema de análise de águas, que será conduzido pelos colegas do Instituto Federal Fluminense. Dessa forma, buscamos atender aos pequenos agricultores familiares indicados pelo Cidennf. Essa é uma iniciativa com potencial para gerar impactos concretos no desenvolvimento social, econômico e ambiental da região”, afirmou. Rosana.
O secretário executivo do Cidennf, Vinicius Viana, apresentou um panorama das ações do consórcio e os principais eixos do plano de trabalho previsto no acordo. A apresentação foi seguida da exibição de um vídeo que retrata os efeitos da estiagem sobre a produção agrícola e o cotidiano dos municípios consorciados, reforçando a necessidade de ações planejadas e cooperadas entre diferentes instituições públicas.
“A parceria com o Friperj nos permite somar conhecimento técnico, capacidade de execução e planejamento público. Estamos estruturando ações conjuntas para desafios dos municípios, principalmente no campo da agricultura, da segurança hídrica e da qualificação da gestão”, explicou Vinicius.

Representante da Rede Estadual de Colegiados Territoriais_RECT/RJ, José Armando Barreto também destacou a importância do Acordo: “Uma articulação poderosa; onde a pesquisa e a produção científica desenvolvida nas nossas academias, serão aplicadas nas áreas e nas famílias da Agricultura Familiar. – por anos a agricultura Familiar na região tem sido deixada ao lado, eu vejo neste convênio com o CIDENNF, a oportunidade para o resgate territorial da atividade produtiva, lastreada no trabalho das famílias do campo”, finalizou.