Atletas de Quissamã brilharam na 16ª Copa América de Taekwondo, realizada entre os dias 11 e 13 de outubro, em Arujá, São Paulo. A equipe, formada por dez competidores, voltou para casa com um total de oito medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e duas de bronze. Os quissamaenses enfrentaram adversários de países como Estados Unidos, Coreia do Sul, Uruguai, Chile, entre outros.
Os medalhistas de ouro foram Guilherme Santos e Nathan Matos (categoria infantil), Thaís Santos (categoria adulto) e Joelson Galson (categoria master). Kauê Chellen (categoria infantil) e Glenda Marques (categoria cadete) conquistaram as pratas. Já as medalhas de bronze ficaram com Angelina Galson (categoria juvenil) e Sophia Aprígio (categoria cadete), esta última medalhando na modalidade Poomsae (formas).
A equipe é formada por alunos da escola Joelson Taekwondo e da escolinha de taekwondo promovida pela Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude. Quatro dos atletas – Guilherme Santos, Thaís Santos, Angelina Galson e Thalles Rodrigues – integram o programa Bolsa Atleta, reforçando o compromisso do município com o incentivo ao esporte.
Joelson Galson, treinador da equipe, comemorou os resultados e agradeceu o apoio. “Foi bastante proveitoso. Estávamos com a expectativa boa, apesar do campeonato ser grande, ter mais de 1.500 atletas inscritos, mas a equipe superou as expectativas. Todos me surpreenderam. Os infantis que nunca tinham ido, cadetes, juvenis também que eram de primeira viagem em campeonatos a nível internacional. Levar dez atletas e oito se tornarem medalhistas sul-americanos, é um grande feito para a equipe, para a escola, o município e também para o Estado, porque estávamos representando também o Estado do Rio. Agradecemos a Prefeitura de Quissamã, a Secretaria de Esportes e a todos que nos apoiaram”, disse.
A secretária de Esporte e Juventude, Isis das Chagas, também destacou a importância do taekwondo para o município. “O taekwondo sempre traz muito orgulho para Quissamã, com ótimos resultados e medalhas. Nosso objetivo é continuar incentivando não só o taekwondo, mas várias modalidades esportivas, para que nossos atletas possam se desenvolver e representar a cidade da melhor forma. O apoio ao esporte é fundamental para promover saúde, inclusão e o crescimento dos nossos jovens”, afirmou.