A longa e produtiva parceria entre o Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI) de Campos e o Laboratório de Interações Vírus-Hospedeiros (LIVH) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) serão celebrados no Simpósio “Arboviroses em Campos dos Goytacazes: 17 anos da Parceira CRDI & LIVH, FIOCRUZ”. O evento acontece no Centro de Estudos do Hospital dos Plantadores de Cana, na próxima quarta-feira, 3, das 8h30 às 16h, e tem o apoio do HPC; Laboratório Plínio Bacelar e Secretaria Municipal de Saúde. (Confira a programação completa no final da matéria).
Durante todo o dia, temas ligados a arboviroses – doenças infecciosas causadas por “arbovírus”, que são vírus transmitidos para os seres humanos através de picadas de mosquitos, aranhas ou carrapatos. Como exemplo, dengue, chikungunya, Zika e a febre amarela.
Missão e experiência do CRDI, epidemiologia e diagnóstico Arboviroses em Campos e no Brasil e estudos colaborativos entre CRDI & LIVH, FIOCRUZ estão entre os temas a serem abordados. As inscrições podem ser feitas neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScbVZdkYSG55q8FuR_AeD2nwbuRNk5aiFyDD1ACx1aorpqbGw/viewform
CRDI: Campos foi a primeira cidade do País a ganhar um Centro de Referência da Dengue. Nestes 22 anos, foram quase 200 mil atendimentos. Durante todo este tempo, o CRD tornou-se referência e firmou parcerias com importantes entidades, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cujos estudos já foram publicaram em revistas científicas nacionais e internacionais com base na experiência adquirida no órgão. Mais de 50 trabalhos científicos foram produzidos com base nos dados e na experiência do CRDI.