A Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC) continua lutando pelo desenvolvimento econômico e social do município, tendo como principal ferramenta o fortalecimento das empresas dos mais diversos segmentos que atualmente geram mais de 60 mil empregos e movimentam aproximadamente R$ 110 milhões/mês distribuídos em 44 mil estabelecimentos comerciais, de serviços e industriais. Na sexta-feira, 15, o presidente da ACIC, Mauricio Cabral, e diretoria, reuniram líderes de instituições coirmãs como CDL, SINDIVAREJO, SEBRAE, FIRJAN, OAB Campos e autoridades públicas e privadas para celebrarem seus 134 anos de fundação e o primeiro ano de gestão da atual diretoria.
A solenidade de abertura contou com benção do Monsenhor José de Matos Barbosa. Formaram a mesa, o secretário municipal de Desenvolvimento, Econômico, Energia e Inovação, Marcelo Neves, representando o prefeito Wladimir Garotinho, o presidente da CDL, Fábio Paes, o diretor do SINDIVAREJO, Samuel Sterck. Além do gerente regional do SEBRAE, Guilherme Reche, a presidente da OAB Campos, Mariana Lontra Costa e o vice-presidente da FIRJAN, Tieres Rodrigues.
Maurício Cabral fez uma avaliação do primeiro ano de sua gestão, que vem sendo marcada com a formação de 14 Conselhos Empresarias, sendo o primeiro já constituído o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) que tem à frente a empresária Maryá Nunes. Também marcou a realização do 1° CONEXÕES Campos, realizado em prol ao Desenvolvimento Econômico de Campos. Todo esse trabalho colocou a ACIC entre as 50 mais importantes Associações Comerciais do país. Cabral ressaltou, ainda, a importância da criação dos Selos Empresariais, dentre eles, o Selo Empresa Amiga da Criança e do Adolescente, projeto que foi encaminhado à Câmara de Vereadores, visando aprovação para que os empresários possam abater um percentual do Imposto de Renda para instituições com esse objetivo, Defesa do Consumidor, entre outros.
Também serão implantadas pela ACIC, a partir deste ano, três medalhas de honra ao mérito. A primeira referente ao primeiro presidente da ACIC, Francisco José Rodrigues, para os associados que destacaram pelo desenvolvimento local. A segunda Benta Pereira, heroína campista, para homenagear as mulheres que mais se destacam em Campos e a terceira, Nilo Peçanha, o primeiro Presidente da República, que vai homenagear lideranças que lutam ou lutaram pelo crescimento de Campos, entre outras ações. A noite festiva contou ainda com a presença do saxofonista Isac Sant’Anna e da cerimonialista, Cintia Barreto.


