Encerrando o Mês das Mulheres, recebi para o Manchete Podcast Especial, três mulheres incríveis, protagonistas de suas histórias, mas que nem por isso deixam de enfrentar barreiras e preconceitos. Falamos sobre conquistas, experiências, trabalho, mas, também, sobre casos que deveriam envergonhar a sociedade, como os crescentes casos de violência contra a mulher. (Mais após a imagem)
Há 21 anos na Guarda Municipal de São Francisco de Itabapoana, Deborah Matta é a primeira mulher a comandar a instituição – majoritariamente masculina. Formada em Segurança Pública, pós-graduada em Gestão e Políticas Públicas em Segurança Pública, além vários outros cursos na área, Deborah conta que, mesmo com toda essa bagagem, teve que enfrentar preconceito, aos quais responde com seu trabalho.
Quem também escreveu seu nome na história é Mariana Lontra Costa, primeira mulher eleita presidente da 12a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ). A advogada falou sobre os desafios enfrentados no cotidiano e, também, sobre o caso que repercutiu em todo Brasil: o ataque racista e misógino de um advogado a uma juíza.
A jornalista e ativista Cláudia Eleonora compartilhou suas impressões e experiências vividas, especialmente sobre sua primeira candidatura ao Legislativo.
Ela destacou a necessidade de ensinar o respeito às mulheres desde crianças. As três, aliás, reforçaram a importância da educação como forma de quebrar o ciclo de violência contra as mulheres, hoje quase uma epidemia.
Vem com a gente nesse bate-papo leve, mas muito sério: