A tubulação de uma adutora se rompeu na Estrada do Lameirão, entre Santíssimo e Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, na manhã deste sábado (25). A correnteza acabou invadindo e alagando diversas casas e lojas. Muitos moradores perderam tudo o que tinham.
Por conta do incidente e da operação para o show do Coldplay, no Estádio Nilton Santos, na Zona Norte, o município entrou em estágio de mobilização às 12h45 — o segundo em uma escala de cinco.
Imagens mostram a água barrenta e um chafariz na rua. Moradores ficaram ilhados em algumas residências. Ainda não se sabe o motivo do rompimento.
De acordo com quem vive na região, o rompimento aconteceu por volta das 8h. Pouco depois das 12h, moradores já começavam a tirar a água suja das suas casas e contabilizar os prejuízos.
Uma moradora do local há mais de 50 anos, e que é deficiente visual, contou que foi acordada pelo irmão dizendo que a sua casa estava completamente inundada.
“Eu acordei com o meu irmão me chamando. Nisso, a água já estava entrando em casa. Ficou sobre a geladeira, máquina, sofá e tudo. Agora, eu pedi para o meu sobrinho tirar a lama”, disse a mulher.
Após a interrupção do vazamento, a via ficou com lama e os muros com marca do nível atingido. Trabalhadores da Comlurb trabalhavam para retirar a lama e o barro da rua.
Paes vai ao local
Pouco depois das 12h15, o prefeito Eduardo Paes (PSD) chegou ao local e disse que a prefeitura vai acompanhar o trabalho e que a Rio+Saneamento terá que indenizar os moradores que perderam tudo.
O chefe do executivo municipal informou que as pessoas que não tiveram condições de ficar em suas casas, serão levadas para hotéis pagos pela concessionária de água.
“Nesse primeiro momento, tem águas ainda (nas casas que precisam ser retiradas). Estamos aqui com a concessionária Rio+Saneamento, com assistentes sociais da prefeitura, que vai acompanhar em paralelo. As pessoas que não puderem ficar em casa, serão levadas para algum hotel hoje. Claro, com a Rio+ bancando, trazendo alimento, água”, disse Paes, que completou:
“Foi uma sorte incrível. Foi Deus que não permitiu que não morresse ninguém aqui. Foi um absurdo o que aconteceu. Vamos ficar atentos a isso, porque as pessoas precisam ser indenizadas por conta das perdas materiais delas. Elas estão muito assustadas e traumatizadas. Eu estava agora na casa de um rapaz cadeirante que acordou com a água em cima dele. É uma situação muito grave e vãos ficar aqui até que tudo seja resolvido”.
Via interditada
O Centro de Operações Rio (COR) informou que a Estrada do Lameirão, sentido Avenida Brasil, está com o trânsito sendo desviado pela Rua Itaque e pela Estrada Serra Alta. Equipes da CET-Rio estão no local. No momento, o trânsito é intenso na região.
Em nota, a Rio+Saneamento informou que “imediatamente deslocou suas equipes para a Estrada do Limeirão, em Campo Grande, iniciando os reparos para conter o vazamento, o que já foi feito”. A concessionária informou ainda que está atendendo “todas as famílias impactadas”.
Ainda de acordo com a empresa, por conta do rompimento, o abastecimento de alguns bairros, como Santíssimo, Senador Vasconcelos, Senador Camará, Campo Grande, Guaratiba e Ilha de Guaratiba, podem ser afetados.