Policiais civis da 72ª DP (São Gonçalo) fecharam, nesta segunda-feira (6/3), dois escritórios especializados em aplicar golpes em aposentados e pensionistas naquela cidade da Região Metropolitana do Rio. Oito pessoas foram presas durante a ação.
Os agentes localizaram os escritórios no Centro de São Gonçalo após um trabalho de inteligência e informações do Disque Denúncia (2253-1177). Os policiais encontraram uma central de atendimento funcionando nas empresas. Em uma delas, quatro mulheres trabalhavam e ofereciam empréstimos consignados e renovação de contratos fraudulentos por meio de contatos telefônicos. Em uma segunda sala onde também eram aplicados os golpes as equipes encontraram um homem e três mulheres.
Segundo as investigações, a fraude consistia em consultar um banco de dados de clientes bancários, analisar empréstimos e margem disponível e fazer contatos com as vítimas. Os criminosos enganavam os clientes com supostas vantagens, como refinanciamento do valor do empréstimo com juros menores, que diminuíam a cada parcela. Porém, um novo empréstimo era contratado sem autorização da vítima.
Durante a ação, os agentes recolheram anotações sobre a movimentação financeira e uma espécie de roteiro com o modo de operação da quadrilha para convencer as vítimas a aceitarem os empréstimos. As investigações continuam para identificar empresas envolvidas no esquema fraudulento e os chefes da organização.