O município de São Francisco de Itabapoana vai terminar o ano exatamente como começou: em guerra entre a ex-prefeita Francimara Barbosa Lemos e a atual Yara Cinthia, eleita com seu apoio.
Desta vez a troca de acusações tem como pano de fundo a UTI do Hospital Manoel Carola. Inaugurada em setembro de 2024, a Unidade de Terapia Intensiva nunca funcionou.
A prefeita Yara Cinthia publicou um vídeo nesta quinta-feira, 18, mostrando diversas irregularidades na unidade, chegando a dizer que foi inaugurada como “Manoel Dor”, nunca alusão à rede Dor, de saúde privada.
Yara disse, ainda, que o caso está no Ministério Público, que teria dado prazo até dia 30 para que a empresa responsável pela obra faça as adequações necessárias. Quando o vídeo foi gravado não havia ninguém trabalhando.
A prefeita disse que encontrou uma realidade que não gostaria: local sem pia, elevador não instalado entre outras coisas: “Não houve responsabilidade com dinheiro público”.
Ela afirmou, ainda, que precisava mostrar a realidade à população e que quer colocar em funcionamento o local, que, em princípio será uma UPG – Unidade de Pacientes Graves.
CONFIRA O VÍDEO DE YARA CINTHIA
Para entender:
Yara Cinthia foi vereadora de São Francisco de Itabapoana e aliada da prefeita Francimara Barbosa Lemos. A despeito de parte de seu grupo político, Francimara escolheu Yara para disputar a prefeitura e ser sua sucessora.
Um dia após a posse – na qual a ex-prefeita esteve presente – Yara iniciou o governo disparando contra Francimara e apontando uma série de supostas irregularidades.
Francimara chegou a interromper as férias e retornou a SFI para se defender. A situação foi mais ou menos mediada pelo presidente do Solidariedade, deputado Áureo, que foi ao município tentando fazer as pazes entre as duas mulheres. O que, se vê, não deu certo.
Saiba mais:
No primeiro dia de gestão, Yara Cinthia não esconde problemas e dispara contra Francimara
Marido de Francimara rebate Yara: “Não foi adversário que ganhou as eleições”
Francimara suspende férias e prepara contra-ataque
Francimara e Yara Cinthia tem 1ª agenda após desentendimentos




