O curso de Auxiliar Administrativo, que formou em São João da Barra 22 mulheres dentro do Projeto Mulheres Digitais, teve a cerimônia de formatura realizada na noite de quarta-feira, 24. O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), Campus São João da Barra.
O curso teve carga horária de 160 horas, com objetivo de capacitar mulheres do município, promovendo o acesso ao conhecimento e ampliando as oportunidades de inserção no mundo do trabalho. Ao final da formação, 22 participantes receberam certificação oficial,
O Projeto Mulheres Digitais foi viabilizado por meio de seleção em edital social da empresa Anglo American, em parceria com o IFF — responsável pela infraestrutura, espaço físico, equipe pedagógica e técnica — e Secretaria Municipal de Assistência Social, que atuou na mobilização, inscrição e seleção das alunas por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
Segundo a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Michele Bastos, o Mulheres Digitais mostra como a educação transforma vidas. “Essa formatura é só o começo de uma nova jornada para cada uma dessas mulheres, que agora têm mais autonomia e oportunidades. Ver essa parceria entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e o IFF dando frutos nos enche de orgulho e esperança”.
A pedagoga do IFF e coordenadora do Programa Mulheres Mil e do Projeto Mulheres Digitais, Alessandra Rocha, destacou a importância da iniciativa, reconhecendo a inclusão da mulher no mundo do trabalho pela qualificação como uma das prioridades do IFF/SJB. “Buscamos desenvolver projetos específicos para esse público. Quando uma mulher tem a oportunidade de acessar um curso com metodologia direcionada para ela, suas chances de conclusão aumentam muito”.