Aconteceu nessa quarta-feira, 10, a 1ª reunião do Conselho de Segurança Escolar, formado por representantes escolares, policiais militares, poderes executivo e legislativo do município.
As reuniões tem como objetivo debater temas e criar alternativas para solucionar conflitos que envolvam a comunidade escolar. O tema ganhou grande proporção após as fake News que circularam em 20 de abril, onde todas as escolas chegaram a ser fechadas no município de São João da Barra.
Segundo o Tenente-coronel Cruz, comandante do 8º BPM, em Campos nenhuma escala chegou a suspender suas atividades, graças a um trabalho em conjunto da Patrulha Escolar com apoio do Serviço de Inteligência do 8º BPM; “Trabalhamos a madrugada inteira, a fim de que nada saísse da normalidade na nossa área de cobertura, concluímos nossa missão de servir e proteger, fazendo com que o dia 20 de abril não entrasse para a história como um dia trágico”.
Durante a reunião, a diretora do CIEP José do Patrocínio, Sheila Romano, ressaltou que o policiamento é de extrema importância, principalmente para unidades que ficam em áreas de conflito; “Os policiais da Patrulha Escolar são verdadeiros ninjas, que atuam em uma grande área de abrangência e quando nós os acionaremos, eles estão sempre prontos a nos atender”.
O presidente da Comissão de Educação na Câmara de Campos, o vereador Maicon Cruz, vem acompanhando ativamente as ações do conselho; “Como vereador e presidente da Comissão de Educação, tenho acompanhado com atenção as atividades da Patrulha Escolar realizada pela Polícia Militar em nossa cidade. É fundamental que nossas escolas sejam locais seguros para todos que frequentam o ambiente escolar. A presença da polícia é importante para prevenir e coibir a violência, o bullying e o tráfico de drogas nas proximidades das escolas. Além disso, a patrulha também atua no auxílio aos alunos em situações de risco, oferecendo um apoio importante e necessário. Parabenizo a Polícia Militar pela iniciativa e espero que essa parceria com a comunidade escolar seja cada vez mais fortalecida e expandida para outras áreas da cidade.”
Também participaram da reunião a GCM, Magna Ramos, coordenadora da GRE, Mathues Purcino, conselheiro tutelar, Thatiane Medeiros, diretora do IFF Guarus.