O advogado e escritor Geraldo Machado faleceu nesta quarta-feira, 14, aos 87 anos, de câncer. Apaixonado por Atafona e pelo Flamengo, Geraldo era um vocacionado humanista, dono de um bate-papo sempre muito agradável e risada franca.
Também fazia jus aos cargos que exerceu: defensor dos direitos, especialmente dos mais carentes, mantinha o olhar crítico e o entusiasmo da juventude, independente da idade, sendo muito ativo nas redes sociais. Foi presidente da OAB, produtor rural e presidente da Cooperleite.
Um homem ímpar e que fará muita falta.
Meus sentimentos à família e aos amigos.
Atualização:
O velório acontece no Campo da Paz, onde será cremado.
Abaixo, algumas manifestações de pesar de entidades sobre sua morte:
OAB
“A 12ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil lamenta profundamente o falecimento do advogado e ex-presidente Geraldo Machado. Sua dedicação exemplar ao Direito e contribuições significativas para a advocacia deixam um legado duradouro. Sua trajetória brilhante será lembrada com respeito e admiração. Nossas sinceras condolências à família e amigos. Sua memória permanecerá viva na história da advocacia”.
Academia Campista de Letras:
“É com profunda tristeza que a Academia Campista de Letras comunica o falecimento do defensor público e advogado Geraldo Machado.
Geraldo exerceu a advocacia durante 64 anos ininterruptos, além de ter exercido o ofício de defesor público, do qual se aposentou na década de 1990.
Seus artigos e crônicas, publicados na Folha da Manhã e nas redes sociais, sempre foram marcados por sua forma crítica de ver o mundo.
Ocupou a cadeira n. 05 da ACL, cujo patrono é Balthazar Carneiro.
Nas palavras do próprio Geraldo, escritas em sua breve biografia publicada na página oficial da ACL, ele foi um sujeito que seguiu “[…] a vida renitente, intransigente com a iniquidade, sempre sonhando com tempos de paz que só podem vingar em modos de eliminação das desigualdades no meio das gentes. Aí está – não uma biografia – mas um perfil de um sujeito ainda animado por esperanças.”
A ACL se solidariza com os familiares e amigos nesse momento de dor”




