Empresa instalada no Porto do Açu apoia a ação social Conectados do Bem, que oferece oficinas de robótica em duas escolas do município
A Vast Infraestrutura, empresa de infraestrutura e soluções logísticas para a movimentação de líquidos instalada no Porto do Açu, está apoiando, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, a ação social Conectados do Bem. O projeto oferece educação tecnológica para cerca de cem crianças do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza e do Centro Municipal de Educação Avançada, em São João da Barra (RJ).
“Por meio de nossa Política de Fomento Social, reforçamos nosso compromisso com o cuidado com as comunidades em nossa área de influência e com o meio ambiente, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Queremos, cada vez mais, incentivar ações de bem-estar, educação, cultura e desenvolvimento sustentável na região”, ressalta Adriano Lima, diretor de Sustentabilidade da Vast Infraestrutura.
O Conectados do Bem, executado pela empresa Criape, tem como objetivo tornar o ensino mais atraente e interativo, apresentando aos jovens o mercado de tecnologia e suas possibilidades de geração de renda, motivando-os a permanecer na escola. Para isso, a Vast está financiando a montagem de um laboratório de robótica nas duas instituições de ensino sanjoanenses, equipado com dez notebooks, micro retífica, kit de robótica Arduino e pegboard.
Serão oferecidas 40 horas de oficinas presenciais de educação tecnológica, abordando games, robótica, desenvolvimento de apps e sites, animação e empreendedorismo social. As atividades serão conduzidas por um professor da região, acompanhado por um docente da própria escola, que posteriormente atuará como multiplicador do conhecimento.
“A parceria com a iniciativa privada é fundamental para ampliarmos as oportunidades de aprendizagem de nossos alunos. A chegada do laboratório de robótica vai além do ensino em sala de aula: abre caminhos para o futuro, desperta talentos e contribui para a formação integral de nossas crianças e jovens. Esse tipo de ação fortalece a escola, motiva os estudantes a permanecerem nos estudos e amplia as perspectivas de desenvolvimento para toda a comunidade”, frisou o secretário de Educação, Daniel Damasceno.
Lançada este ano, a Política de Fomento Social da Vast tem como objetivo incentivar e estabelecer diretrizes para ações de fomento social pela companhia, orientando as decisões a respeito da contribuição voluntária em projetos que promovam o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável.
Além do Conectados do Bem, outros dois projetos da região serão incentivados, o “Partiu Trabalho!” e o “Esporte Para Todos”. As iniciativas são voltadas para crianças e jovens dos 6 aos 18 anos e atuarão nos municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes, promovendo educação tecnológica, iniciação esportiva, fundamentos de artes cênicas e empreendedorismo social para o desenvolvimento físico, intelectual e comportamental desses jovens, auxiliando-os inclusive na entrada no mercado de trabalho.
Sobre a Vast Infraestrutura
A Vast Infraestrutura, uma empresa do Grupo Prumo, é a líder no transbordo de petróleo no país e oferece infraestrutura e soluções logísticas para a movimentação de líquidos de forma segura, limpa, eficiente e sustentável. Com atividades iniciadas em 2016, a empresa é proprietária do único terminal privado no país capaz de operar navios da classe VLCC (Very Large Crude Carrier). Atualmente o terminal de petróleo da Vast (T-Oil) já é responsável por cerca de um terço de toda a exportação de petróleo no Brasil. A companhia também está ampliando o portfólio de serviços por meio da combinação de operações de dutos e tanques de armazenagem voltados para o mercado de petróleo e demais líquidos, com o Terminal de Líquidos do Açu (TLA).
