O Norte e Noroeste Fluminense mostraram sua força comparecendo em peso à reunião convocada pelo Consórcio Publico Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF) em defesa do PL 1440/19, que estabelece a região como semiárida, e pela derrubada do veto do presidente Lula.
Presidente do CIDENNF, o prefeito de Italva Léo Pelanca falou da importância do projeto para os produtores da região e destacou que o Consórcio está unido em torno desta questão.
Foi entregue uma Carta Compromisso da Defesa do Semiárido do Interior Fluminense ao secretário Especial de Assuntos Federativos, André Ceciliano. O secretário foi dialogar com os prefeitos citando inconstitucionalidades do PL. Ao sair não prometeu nada, mas também não fechou as portas, dizendo sobre a possibilidade de um decreto.
De autoria de Wladimir Garotinho quando era deputado federal, o PL 1440/19 foi aprovado no Senado mês passado, seguindo para sanção do presidente Lula, que vetou. Entre as alegações estaria a falta de previsão orçamentária.
O senador Carlos Portinho, que esta há dias na região, afirmou que a aprovação aconteceu após acordo com o governo federal, que acabou descumprindo.
.