A Vast Infraestrutura concluiu neste domingo (17) a primeira operação no Terminal de Líquidos do Açu (TLA), antigo Terminal de Combustíveis Marítimos do Açu (Tecma), localizado no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ).
O transbordo de diesel marítimo (Marine Gas Oil – MGO, em inglês) foi realizado para a Efen, fornecedora de combustíveis marítimos, na modalidade ship-to-barge, com operação de transferência entre um navio do tipo MR (Medium Range), atracado no berço, para uma barcaça a contrabordo.
As duas empresas assinaram contrato, com duração de cinco anos, para a prestação de serviço de recebimento, estocagem e expedição deste combustível no TLA. Por meio deste acordo, a Efen passará a ter uma armazenagem de 20 mil m³ após a instalação do parque de tancagem, para o abastecimento dos mercados do Porto do Açu e offshore, nas bacias de Campos, Espírito Santo e Santos.
Este é o segundo contrato da Vast para o TLA. O primeiro, assinado com a Vibra em julho deste ano, prevê a utilização do terminal, pelo período de 20 anos, como principal porta de entrada de óleos básicos da Vibra no Brasil, matéria-prima utilizada na produção de lubrificantes.
Terminal de Líquidos do Açu
O novo terminal da Vast conta com dois berços operacionais, sendo um deles com capacidade para receber navios do tipo MR (Medium Range), com até 59 mil t de peso bruto.
Além dos berços, o TLA terá um parque de tancagem com capacidade de até 84 mil m³ na primeira fase do projeto, para a armazenagem de produtos derivados do petróleo, como combustíveis marítimos (Very Low Sulphur Fuel Oil – VLSFO e MGO), claros, lubrificantes e biocombustíveis.
A Vast também construirá plataformas de carregamento de caminhões-tanque para o escoamento terrestre de combustíveis, óleos básicos e demais líquidos.
Além disso, durante as obras do parque de tancagem, a Vast afirma que proverá serviços por meio de operações de transbordo (ship-to-ship e ship-to-barge). Com os tanques do TLA liberados para operação, os navios poderão descarregar o volume aliviado nos tanques do terminal.
Por: _BE_




