A Embratur, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), anunciou nesta segunda-feira (21), o lançamento do edital do projeto Laboratório de Encantadores. Com 300 vagas disponíveis, a iniciativa visa fortalecer e capacitar guias de turismo e condutores locais dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro para receber turistas internacionais, alinhando o serviço turístico fluminense aos padrões globais.
Do total de vagas, 250 são destinadas a guias de turismo regionais com Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) ativo e 50 para condutores locais. Para promover a descentralização, 30% das vagas serão reservadas para profissionais que atuam em municípios do interior do estado.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo explicou que o projeto surge como uma proposta estratégica à necessidade de aprimorar a qualificação profissional no setor, promovendo a integração e o desenvolvimento de competências para a criação de experiências turísticas autênticas e memoráveis. “Gratuito, e na modalidade de Ensino à Distância (EaD), o Laboratório de Encantadores é um passo para posicionar o Rio como um destino ainda mais competitivo no cenário internacional”, disse.
Para ele, “investir na qualificação de quem está na linha de frente do turismo, como guias e condutores, é investir na qualidade da experiência que o turista leva do Brasil. Profissionais bem preparados são os melhores embaixadores do nosso país”, complementou Freixo ao mencionar que trata-se de um projeto piloto que será implementado em outros estados brasileiros.
Sobre o curso
Com duração de 90 horas, o curso será dividido em três áreas de conhecimento: Comportamental, de Gestão e Cultural. Além disso, os cursistas participarão de oficinas para a construção de um Plano de Fortalecimento da Comunidade de Encantadores. Este plano será um documento colaborativo, com diretrizes e ações para consolidar e expandir a atuação dos profissionais no mercado internacional.
Para Carlos Alberto Lidizia Soares, Coordenador do Laboratório esta parceria reforça o compromisso da universidade com a extensão e com o desenvolvimento social e econômico do estado. “O Laboratório de Encantadores é uma iniciativa pioneira que vai muito além de um curso de capacitação. Ele é uma jornada de transformação profissional e comunitária, que cria pontes entre conhecimento técnico, melhores práticas locais e encantamento. Nosso objetivo é apoiar guias e condutores que não apenas informem, mas proporcionem experiências memoráveis e autênticas, criando impacto positivo tanto para o turista quanto para as comunidades locais.”
Cronograma
As inscrições estão abertas a partir de hoje (21) até o dia 15 de agosto pelo endereço eletrônico: Link. De acordo com o cronograma de ações, a divulgação dos selecionados acontece dia 22 de agosto, com matrículas nos dias 28 e 29 de agosto. A aula inaugural está prevista para o dia 1º de setembro. Os interessados em participar do curso podem acessar o edital completo por meio deste link para mais informações sobre os critérios de seleção, bem como o conteúdo programático e o cronograma de aulas.