Mais de seis meses após a data oficial para a maioria dos municípios brasileiros, o prefeito eleito de Natividade, Marcos Antônio Toledo (Taninho), do União Brasil, o Taninho, finalmente foi diplomado nesta tarde de terça-feira, 3/6.
Taninho obteve 47,09% dos votos (4.612). Seu principal adversário era Murillo Junior (PP), que recebeu 3.828 votos, 39,09% dos votos válidos. Já o terceiro colocado na disputa foi Afrânio Mendonça (PDT), que somou 8,11% dos votos (794 votos), seguido por Professor Roberto Filho (PSOL): 559 votos, 5,71% dos votos válidos.
Porém, Taninho teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), em função de condenação por improbidade administrativa, da época em que esteve à frente do município anteriormente. O prefeito eleito recorreu ao Tribunal Superior, mas, em decisão monocrática, o ministro Nunes Marques negou a solicitação de que ele fosse diplomado.
Assim, quem assumiu a prefeitura em janeiro foi o presidente da Câmara Fabrício Lima Coutinho (União), o Mosquinha, que, embora fosse do mesmo partido que Taninho, acabou se distanciando do mesmo.
Chegou-se até falar em nova eleição na cidade, porém, em 8 de maio o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou decisão, na qual o ministro Nunes Marques acatou Agravo Interno de Recurso Eleitoral, o que permitiu a diplomação.
Também em maio foi feita a recontagem dos votos, que permitiu a diplomação.
*Atualização na correção na informação. Não foi posse hoje, foi diplomação.
.
1 comentário
Pingback: Taninho toma posse em Natividade e anuncia secretariado – Blog da Suzy Monteiro