O reitor da Uenf, Raul Palacio, divulgou em suas redes sociais, a publicação do resumo de contrato assinado com a empresa Technische Engenharia e Consultoria para estudo arquitetônico e estrutural do Solar dos Jesuítas, onde funciona o Arquivo Público de Campos. A verba de R$ 20 milhões para recuperação do Arquivo foi liberada pela Alerj.
O Solar é patrimônio cultural nacional, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Confira abaixo:
No dia de ontem 31/07 foi publicada o resumo de um contrato assinado com uma empresa de arquitetura renomada e de experiência em restauro que vai realizar o estudo arquitetônico e estrutural do solar dos Jesuítas e finalmente saber o que precisa ser realizado naquele patrimônio municipal, regional e do país.
Emergencialmente, a empresa, vai preparar a documentação necessária para licitamos o cobrimento total do prédio. Dessa forma, além de proteger a documentação importantíssima existente no arquivo municipal, permitirá “levantar” o telhado e finalmente saber quanto do madeiramento deve ser trocado, os fios elétricos e propôr um projeto contra incêndio, entre outras coisas.
Finalmente a empresa vai preparar a documentação necessária para licitamos os projetos necessários para a tão sonhada e necessária obra.
Agradecer ao Márcio, Humberto, Rafaela, Valadares, Boechat e demais integrantes do nosso grupo de trabalho, pois juntos vamos mostrando resultados.
Além do óbvio, vai ficar pronta uma metodologia nova para o restauro de prédios públicos a partir das Universidades.