A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota em primeira discussão, nesta terça-feira (14/03), o Projeto de Lei 549/19, de autoria do deputado Márcio Canella (União), que cria o programa Escotismo nas Escolas, para incentivar a instrução escoteira. Caso receba emendas, o projeto sairá de pauta.
O programa consiste em visitas regulares de grupos de escoteiros às escolas para realização de palestras, seminários ou cursos de temas pertinentes e relevantes para a comunidade, bem como apresentação de vídeos, distribuição de material informativo, atividades didático-pedagógicas e práticas do escotismo, sempre supervisionadas pelo corpo docente da instituição.
“O escotismo, ao longo dos 92 anos de sua criação (1907), vem contribuindo na formação social de muitos brasileiros, tendo como base a família e a vida em comunidade, preparando o jovem para os desafios de uma vida melhor, com mais humanidade e respeito ao meio ambiente”, justificou Canella.
O projeto prevê que a participação dos alunos não será obrigatória, cabendo à direção escolar decidir sobre as formas de incentivo à participação, observado o projeto político-pedagógico da unidade escolar.